O ato de ensinar e de aprender significa um dos principais processos na medida em que interage um coletivo de sujeito-aluno e sujeito-professor, além de outros que não estão diretamente ligados à relação forma de ensino-aprendizagem. Nessa interação, mediada pela pluralidade de linguagens verbais, míticas, mímicas, gráficas, musicais e plásticas transformam essa realidade em um processo cíclico, que contém em si próprio, tanto a face da continuidade como a da construção do novo.
As tecnologias, assim como os demais recursos didáticos têm sua função enquanto meios que potencializam o ato de ensinar e de aprender. As utilizamos principalmente para facilitar a compreensão de conceitos abstratos, na resolução de problemas e ainda, para aumentar a motivação pela aprendizagem, promovendo trabalhos cooperativos e colaborativos. Levando-se em consideração os diferentes estilos e necessidades cognitivas dos alunos. Os recursos influenciam em maior ou menor grau o rendimento escolar, mas sem dúvida, são grandes contributivos no desenvolvimento da aprendizagem
A utilização de recursos tecnológicos na sala de aula tem sido muito discutida. Aos poucos, as escolas estão implantando a informática em seus currículos, dando aos alunos as primeiras noções do mundo da informatização. A utilização desses recursos tem se mostrado cada vez mais necessário para tornar a aula mais interessante, mas também para promover uma maior interação entre seus sujeitos, potencializando as práticas pedagógicas, quebrando barreiras entre alunos e professores e contribuindo cada vez mais na formação e propagação do conhecimento.
As novas tecnologias, em especial os avanços na informática, precisam ser encaradas de forma mais séria, visando transformações de atitudes, exercício da cidadania, conscientização das responsabilidades sociais de cada um.
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