domingo, 31 de outubro de 2010

Educação e Tecnologia

A associação  “Escola e tecnologia” traz uma boa indagação, o que vem a ser a Escola? Afinal de contas ela se resume a Instituição Educacional Publica ou Privada? Em uma analise mais profunda Escola pode se referir a uma instituição de ensino ou a uma corrente de pensamento com características padronizadas que formam certas áreas do conhecimento e da produção humana.

A palavra vem do grego scholé, que significa lugar do ócio. Na Grécia Antiga, as pessoas que dispunham de condições sócio-econômicas e tempo livre, nela se reuniam para pensar e refletir. Mas será mesmo que a Escola é o lugar do ócio? Realmente alguns alunos a enxergam assim, mas é nela que difundimos o conhecimento e o reproduzimos. A escola em si nada mais é do que a simbologia da produção do conhecimento, sendo que este se faz dentro e fora da Instituição de Ensino.

Neste contexto não se pode falar de Escolar sem nos referimos à tecnologia, mas quando falamos nela logo se pensa em informática. Faz-se necessário mostrar a diferencia entre ambos:

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.

A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática. Essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra. O meio mais comum da utilização de informática são os computadores, que tratam informações de maneira automática

Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

Com estas definições podemos notas a diferenciação entre elas e também o elo que as une, e percebemos que as inovações tecnológicas da Escola envolvem avanços tecnológicos e da tecnologia da informação em si.

Na produção do conhecimento notamos a importância da Informática e os avanços tecnológicos desde os mais simples como os mais aprimorados, que ajudam e nos incentivam cada vez mais.

Na Escola notamos como é muito importante a utilização das ferramentas provenientes dos avanços tecnológicos, desde o mimeógrafo, que como avanço de sua época, ate a maquina Xerox que sintetizam a reprodução de provas e apostilas para os alunos. Como também a importância dos computadores que nos auxiliam na produção e divulgação do conhecimento, que são mais que meras maquinas de datilografias avançadas, são terminais onde o conhecimento pode ser altamente difundido e inovado.

Autor Ricardo Almeida Silva, Resumo do texto "Educação e Tecnologia"

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