segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O Currículo Escolar

O currículo ainda é visto ,na maioria das instituições  como um um conjunto de diretrizes que norteiam o processo de ensino e aprendizagem, porém verificamos através do texto , que é algo muito mais amplo , pois o currículo de uma instituição projeta os valores , formas de pensamento, enfim toda ação envolvida no ensinar-aprender, considerando inclusive o chamado currículo oculto, que não está registrado , mas faz parte da prática da escola , de cada professor.O trabalho do professor não se restringe em transmitir conhecimento , mas é também um pesquisador , que produz novos saberes, às vezes , sem ter consciência dessa sua ação, quando desenvolve a prática pedagógica interdisciplinar que amplia e diversifica o processo de ensino-aprendizagem.Refletir nossa ação é o primeiro e importante passo como estratégia de intervenção para reverter a situação atual dos dados coletados a partir das avaliações externas.

Construir um currículo em consonância com as necessidades da comunidade onde está inserida a escola é ainda uma realidade distante, pois os professores, nos habituamos a pensar que o currículo se constrói em instâncias que estão acima de nós. É muito recente o chamado a uma reflexão sobre nossas ações com base na orientação das avaliações nacionais. Sabemos como está a educação, mas não sabemos o que fazer, como fazer. Há muitos exemplos de práticas inovadoras, mas todas elas requerem redução de carga horária, para que os professores tenham tempo para pesquisar e se qualificar; requerem também redução do nº de alunos. O excesso de trabalho e a deficiência na formação torna a atividade pedagógica mecânica e débil.

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