O currículo ainda é visto ,na maioria das instituições como um um
conjunto de diretrizes que norteiam o processo de ensino e aprendizagem, porém
verificamos através do texto , que é algo muito mais amplo , pois o currículo de uma instituição projeta os valores , formas de pensamento, enfim toda ação
envolvida no ensinar-aprender, considerando inclusive o chamado currículo
oculto, que não está registrado , mas faz parte da prática da escola , de cada
professor.O trabalho do professor não se restringe em transmitir conhecimento ,
mas é também um pesquisador , que produz novos saberes, às vezes , sem ter
consciência dessa sua ação, quando desenvolve a prática pedagógica
interdisciplinar que amplia e diversifica o processo de
ensino-aprendizagem.Refletir nossa ação é o primeiro e importante passo como
estratégia de intervenção para reverter a situação atual dos dados coletados a
partir das avaliações externas.
Construir um
currículo em consonância com as necessidades da comunidade onde está inserida a
escola é ainda uma realidade distante, pois os professores, nos habituamos a
pensar que o currículo se constrói em instâncias que estão acima de nós. É
muito recente o chamado a uma reflexão sobre nossas ações com base na
orientação das avaliações nacionais. Sabemos como está a educação, mas não
sabemos o que fazer, como fazer. Há muitos exemplos de práticas inovadoras, mas
todas elas requerem redução de carga horária, para que os professores tenham
tempo para pesquisar e se qualificar; requerem também redução do nº de alunos.
O excesso de trabalho e a deficiência na formação torna a atividade pedagógica
mecânica e débil.
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